Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Se sou mais que uma pedra ou uma planta? Não sei. Sou diferente. Não sei o que é mais ou menos (Fernando Pessoa - Poemas Inconjuntos)


Li este poema por acaso e tocou-me (um acaso da vida, um livro emprestado)... no entanto, foi dificil encontrar na internet uma versão traduzida com a musicalidade desse primeiro livro (as versões brasileiras, quanto a mim, deixam um bocado a desejar).


Quem cavalga assim na noite e ao vento?
É o pai que leva consigo o rebento;
Leva nos braços envolta a criança,
Mantém-na quente e em segurança.


Meu filho, porque estás tu a tremer?
Pai, o Rei dos Elfos, não o estás a ver?
O Rei dos Elfos, de cauda e coroa?
Meu filho, é só o nevoeiro que voa.


‘Linda criança, vem, vem comigo!
Belos jogos jogarei contigo;
O meu Reino tem praias com flores decoradas,
A minha mãe tem vestes a ouro bordadas.’


Meu pai, meu pai, não estás a escutar
O que o Rei dos Elfos diz a sussurrar?
Tem calma, meu filho, sossega um momento:
São as folhas secas quando sopra o vento.”


Bela criança, queres vir para cá?
As minhas filhas por ti esperam já.
Elas à noite pelo rio andam
E embalam-te e dançam e para ti cantam.”


Meu pai, meu pai, não estás a vislumbrar
As filhas dele naquele escuro lugar?
Meu filho, meu filho, o que estou a ver:
São velhos salgueiros na sombra a mexer.


“Eu amo-te, atrais-me, ó belo rapaz;
Mas se não vens a bem, à força virás.”
Meu pai, meu pai, ele está a agarrar-me!
O Rei dos Elfos quer à força levar-me!


O pai, com pavor, lesto cavalgava,
A criança envolta nos braços chorava,
Com esforço chegou por fim a uma porta;
Nos braços a criança estava já morta.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Deutsch A 2 - FLUL a 06.11.2015 às 12:34

Obrigada, pela óptima tradução! Talvez lhe interesse vir a este ciclo https://www.facebook.com/comparatistas/photos/pb.554796907921512.-2207520000.1446813193./987301011337764/?type=3&theater
Na primeira sessão, falar-se-á deste poema.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor




Pesquisar

  Pesquisar no Blog